Prefeitura começa instalar Jaé nas vans e nos “cabritinhos”

• Prefeitura começa instalar Jaé nas vans e nos “cabritinhos”
Publicado em 17/11/2023 - 17:07  |  Atualizado em 04/01/2024 - 17:08

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), vai começar a instalar gratuitamente na próxima quinta-feira (23/11) o validador do Jaé, novo sistema de bilhetagem digital, nas vans do Serviço de Transporte de Passageiros Urbano Local (STPL) e nos “cabritinhos” regulamentados pelo município. Os permissionários do bairro da Ilha do Governador, na Zona Norte, foram os primeiros convocados por meio do Diário Oficial.

Vans (STPL)

A instalação do validador nas vans vai ocorrer em duas etapas. Na primeira, com agendamento já disponível no site da SMTR, é preciso fazer atualização cadastral com assinatura de Termo de Outorga Especial para realizar esse tipo de serviço.

Na segunda fase, será instalado o validador pela empresa Jaé, com acompanhamento de equipes da SMTR.

Atualmente, o Jaé funciona apenas no BRTs, mas a previsão é que ele comece a operar nos outros modais regulamentados pela Prefeitura, incluindo as vans, no primeiro semestre do ano que vem.

“Cabritinhos” (STPC)

Autorizatários dos “cabritinhos”, do Serviço de Transporte de Passageiros Complementar Comunitário (STPC), também estão sendo convocados para receber o validador por área de planejamento, conforme publicação no Diário Oficial.

A instalação já pode ser agendada pelos autorizatários no site da SMTR. É possível também ver por esse link a documentação necessária.

Os responsáveis pelos “cabritinhos” devem assegurar que os veículos apresentados estão em bom estado de conservação, sobretudo em relação aos componentes elétricos e eletrônicos.

Fim da caixa preta

Inédito nas capitais brasileiras e já adotado em diversos países, este novo sistema de bilhetagem digital dará ao município o controle da arrecadação tarifária e o monitoramento da demanda de passageiros. Assim, permitirá transparência financeira, planejamento com dados confiáveis e melhoria dos serviços de transporte.

Reconstrução do transporte público carioca

A nova bilhetagem digital faz parte do processo de reconstrução do transporte público da cidade. A requalificação do sistema BRT foi a principal delas, com destaque para a compra de 628 novos ônibus, reforma das estações, reconstrução da pista da Transoeste em concreto e transformação de quatro estações da Transoeste em terminais. A obra de conclusão da Transbrasil e a construção do Terminal Gentileza, que irá integrar o BRT com o VLT e os ônibus municipais, também estão sendo feitas para a melhoria do transporte público.

Outro destaque é o acordo judicial firmado entre a Prefeitura do Rio, o Ministério Público Estadual e consórcios operadores de ônibus, que possibilitou a retomada de 85 linhas de ônibus na cidade. Este reforço na operação representa a reativação de mais de 630 pontos de ônibus em 18 bairros.

A Secretaria Municipal de Transportes é o órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável por promover a melhoria da qualidade dos transportes públicos de passageiros, visando mais segurança e conforto para a população. A SMTR regulamenta os seguintes modais de transporte: ônibus convencionais e especiais; táxis; vans do Sistema de Transporte Público Local (STPL) e do Transporte Especial Complementar (TEC); Serviço de Transporte de Passageiro Complementar Comunitário (STPC), conhecido como “cabritinho”; transporte escolar; e fretamento de passageiros.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:

Rua Ulysses Guimaraes, 16 – 3o. andar – Estácio.
    Cep: 20211-225

POSTOS DE ATENDIMENTO DA SMTR: Clique aqui

OUVIDORIA:
    Estácio
    Rua Dom Marcos Barbosa, nº2, Loja 1, Estácio.
    CEP: 20211-178
    Horário de atendimento: 09h às 16h
    Atendimento de LAI

(contato exclusivo para a imprensa)
    E-mail: smtrcomunicacao@gmail.com

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS ( LGPD )
    Encarregados de dados

E-mail: lgpd.smtr@rio.rj.gov.br

Titulares
    Marcia Cristina de Castro Marques
    Leone Barreto de Abreu

Suplentes
    Anderson Almeida da Silva
    Jocidene Valério Dias Junior

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio