Confira a operação do sistema de transporte público no Carnaval

• Confira a operação do sistema de transporte público no Carnaval
Publicado em 14/02/2023 - 17:18  |  Atualizado em 14/02/2023 - 17:56

As linhas de ônibus sofrerão modificações nos itinerários que passam por áreas interditadas. Metrô e Supervia funcionarão durante a madrugada, e táxis terão pontos de embarque no entorno do Sambódromo.

Veja abaixo como os modais devem operar nos dias de desfile:

Sambódromo: dias 17, 18, 19, 20 e 21; 25 e 26 de fevereiro

Como nos anos anteriores, todas as linhas de ônibus das Zonas Norte e Oeste para o Centro e Zona Sul farão desvio pelo Rio Comprido. As linhas provenientes da Zona Sul circularão pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.

Clique aqui para ver as alterações nos itinerários de cada linha:

Para saber mais, acesse aqui.

A MOBI-Rio informa que as pessoas que quiserem se deslocar para os desfiles da Nova Intendente via BRT deverão utilizar as estações Campinho ou Pinto Teles para a chegada ao evento. O retorno deverá ser realizado pelo Terminal Paulo da Portela.

Funcionamento durante os dias de desfile:

Estações Campinho e Pinto Teles – 9h às 21h

Demais Terminais e Estações – 4h à 0h

Programação da operação para os dias de carnaval:

Sábado (18/2) – planejamento normal de sábado

Domingo (19/2) – planejamento de sábado

Segunda (20/2) – planejamento de sábado, com reforço dos serviços eventuais SE001 (Alvorada x Santa Cruz) e SE003 (Alvorada x Pingo D’Água)

Terça (21/2) – planejamento de sábado.

Quarta (22/2) –  planejamento dos dias úteis.

Nova Intendente

As estações de trem de Madureira e de Cascadura poderão ser utilizadas para chegada ao local de desfile do Carnaval da Nova Intendente. Segundo a Supervia, as estações funcionarão nos seguintes horários:

Sambódromo

Estação Central do Brasil não fecha desde sexta de manhã (17/2) até terça de noite (21/2 – 20h30) – Funcionamento 24 horas

Trens extras para Japeri e Santa Cruz durante a madrugada e para Saracuruna no início do dia, partindo de Central do Brasil

Demais estações abertas apenas para desembarque

17/2 (Sexta-feira) – Grade regular de dias úteis.

18/2 e 25/2 (Sábado) – Grade regular de sábado.

19/2 (domingo), 20/2 (segunda-feira), 21/2 (terça-feira), 26/2 (domingo) – Grade regular de domingo.

A circulação dos trens será mantida normalmente até que sejam identificadas aglomerações de pessoas na via pública que possam impactar a circulação dos trens ou a segurança de usuários e pedestres. Tão logo haja dispersão da multidão, a operação será imediatamente retomada.

Operação 24h

Metrô – Linhas 1, 2 e 4

De sexta (17/2) a terça-feira (21/2): funcionamento 24 horas, sem interrupção, a partir das 5h de sexta-feira (17/2) até meia-noite de terça-feira (21/2)

Quarta-feira (22/2): funcionamento normal, 5h à meia-noite

Desfile das Campeãs: serviço sem interrupção, a partir das 5h de sábado (25/2) até as 23h de domingo (26/2)

Estações indicadas para acesso à Sapucaí

Setores pares: Praça Onze

Setores ímpares: Central do Brasil

Táxis – Sambódromo

Setor par

Entre os dias 17 e 21, e 24 e 25 de fevereiro, o acesso dos táxis às áreas bloqueadas se dará da seguinte forma:

Até as 21: Liberado para todos os táxis;

Das 21 às 8h: Somente Táxi.Rio e Táxi Especial;

Após as 9h: Liberado a todos os táxis.

Endereço dos pontos:

Ponto Táxi Rio

Rua Afonso Cavalcanti, 275.

Ponto de Táxi comum

Rua Estácio de Sá, Próximo ao metrô, sentido Tijuca.

Ponto de Táxi Especial

Rua Tomás Rabelo.

Setor ímpar

Endereço dos pontos:

Ponto de Táxi Comum

Alça de acesso à Avenida 31 de março.

Ponto de Táxi Especial

Avenida Salvador de Sá, sob viaduto da Avenida 31 de Março.

Bandeira 2

A SMTR autorizou a cobrança de Bandeira 2 nos táxis no período de Carnaval. A cobrança diferenciada entrará em vigor a partir das 18h do dia 17 de fevereiro (sexta-feira), até as 12h do dia 22 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas). E das 18h do dia 25 de fevereiro (sábado), até as 6h do dia 27 de fevereiro (segunda-feira).

A Secretaria Municipal de Transportes é o órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável por promover a melhoria da qualidade dos transportes públicos de passageiros, visando mais segurança e conforto para a população. A SMTR regulamenta os seguintes modais de transporte: ônibus convencionais e especiais; táxis; vans do Sistema de Transporte Público Local (STPL) e do Transporte Especial Complementar (TEC); Serviço de Transporte de Passageiro Complementar Comunitário (STPC), conhecido como “cabritinho”; transporte escolar; e fretamento de passageiros.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:

Rua Ulysses Guimaraes, 16 – 3o. andar – Estácio.
    Cep: 20211-225

POSTOS DE ATENDIMENTO DA SMTR: Clique aqui

OUVIDORIA:
    Estácio
    Rua Dom Marcos Barbosa, nº2, Loja 1, Estácio.
    CEP: 20211-178
    Horário de atendimento: 09h às 16h
    Atendimento de LAI

(contato exclusivo para a imprensa)
    E-mail: smtrcomunicacao@gmail.com

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS ( LGPD )
    Encarregados de dados

E-mail: lgpd.smtr@rio.rj.gov.br

Titulares
    Marcia Cristina de Castro Marques
    Leone Barreto de Abreu

Suplentes
    Anderson Almeida da Silva
    Jocidene Valério Dias Junior

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio