• Estações reformadas e tecnologia, aliadas à ação do BRT Seguro, diminuem em 90% o vandalismo
Publicado em 28/04/2023 - 14:10  |  Atualizado em 28/04/2023 - 16:09
Programa BRT Seguro tem o objetivo de reduzir a criminalidade, a evasão de passagens, a desordem e o vandalismo - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Mobi-Rio, já reformou 111 das 125 estações do sistema BRT. As intervenções trouxeram, além de conforto para os passageiros, a diminuição de 90% do número de casos de vandalismos. Com as melhorias realizadas após a reforma, foram instalados mecanismos que reduzem e dificultam depredações nas estações, como a substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas, fiação embutida e mecanismos das portas blindados. Dados do setor de infraestrutura da Mobi-Rio mostram que, de janeiro a março deste ano, apenas 38 ocorrências foram registradas, em comparação às 364 do primeiro trimestre de 2022.

Um outro grande aliado no combate a esse tipo de crime é o sistema de monitoramento do Centro de Controle e Operações (CCO). Oito funcionários se revezam 24 horas por dia, sete dias da semana, verificando online as imagens das câmeras das estações para identificar qualquer ação ou atitude suspeita. Quando algo é detectado, agentes do BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública (Seop), e a Polícia Militar são acionados pelo monitoramento da Mobi-Rio.

– Além da destruição de um bem público, esses vândalos prejudicam principalmente os passageiros que precisam usar o BRT para seus deslocamentos diários. Dependendo do tipo de depredação, a estação precisa ser fechada e os usuários acabam tendo que andar mais para pegar o transporte ou voltar para casa. A Prefeitura assumiu o BRT e está entregando um sistema renovado para a população. Estações reformadas, ônibus novos e corredores revitalizados. Por isso, nós precisamos da colaboração da população para proteger o BRT, porque o dono é você – reforçou a presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.

BRT Seguro

O programa do BRT Seguro foi criado em 2021 e desde então, já foram realizadas mais de 2.220 prisões por roubo, furto, vandalismo, importunação sexual e desacato. Também foram aplicadas mais de 7.100 multas por evasão de passagens. Este ano, um novo formato operacional foi implantado pelo BRT Seguro, o do patrulhamento embarcado nos ônibus, proporcionando mais segurança aos passageiros durante as viagens.

– Esses números apontam para fundamental importância do BRT Seguro, que é esse programa que a Prefeitura criou de segurança pública focado justamente na segurança dos passageiros, na proteção do patrimônio público. Nós temos o patrulhamento motorizado, o embarcado, quando o agente tá no ônibus junto com os passageiros para protegê-los, e temos o baseamento nas estações. Tudo isso para trazer segurança para a população e também para preservar o patrimônio público. Vamos continuar trabalhando muito, pois já são mais de duas mil prisões efetuadas desde o lançamento do programa e mais de seis mil multas aplicadas, para que a gente tenha o sistema do BRT funcionando cada vez melhor – afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

A Secretaria Municipal de Transportes é o órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável por promover a melhoria da qualidade dos transportes públicos de passageiros, visando mais segurança e conforto para a população. A SMTR regulamenta os seguintes modais de transporte: ônibus convencionais e especiais; táxis; vans do Sistema de Transporte Público Local (STPL) e do Transporte Especial Complementar (TEC); Serviço de Transporte de Passageiro Complementar Comunitário (STPC), conhecido como “cabritinho”; transporte escolar; e fretamento de passageiros.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:

Rua Ulysses Guimaraes, 16 – 3o. andar – Estácio.
    Cep: 20211-225

POSTOS DE ATENDIMENTO DA SMTR: Clique aqui

OUVIDORIA:
    Estácio
    Rua Dom Marcos Barbosa, nº2, Loja 1, Estácio.
    CEP: 20211-178
    Horário de atendimento: 09h às 16h
    Atendimento de LAI

(contato exclusivo para a imprensa)
    E-mail: smtrcomunicacao@gmail.com

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS ( LGPD )
    Encarregados de dados

E-mail: lgpd.smtr@rio.rj.gov.br

Titulares
    Marcia Cristina de Castro Marques
    Leone Barreto de Abreu

Suplentes
    Anderson Almeida da Silva
    Jocidene Valério Dias Junior

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio