Aplicativo Moto.Rio começa a funcionar para passageiros em toda a cidade

• Aplicativo Moto.Rio começa a funcionar para passageiros em toda a cidade
Publicado em 21/07/2023 - 16:17  |  Atualizado em 05/09/2023 - 16:18

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, fez, nesta sexta-feira (21/7), a primeira corrida com o aplicativo Moto.Rio, desenvolvido pela Prefeitura para intermediação de viagens de passageiros com mototaxistas, sem cobrar qualquer tipo de taxa dos profissionais. O aplicativo já está em funcionamento em toda a cidade e pode ser baixado gratuitamente em smartphones com sistema Android. Em breve, será disponibilizado também para o sistema IOS.

– Na prática, o que estamos fazendo aqui, hoje, mais do que a tecnologia e o aplicativo, é transformar vocês em uma categoria profissional e em permissionários de um serviço no município do Rio de Janeiro. Sair do informal e entrar na legalidade é muito importante – afirmou Eduardo Paes, durante evento na quadra da Acadêmicos da Rocinha, em São Conrado, onde os mototaxistas aprovados receberam seus certificados do Moto.Rio.

Ao término do evento, o prefeito usou a ferramenta no celular para chamar um condutor cadastrado no sistema e realizar a primeira viagem do APP. Paes fez o trajeto entre a quadra da escola de samba e o Palácio da Cidade, sede social da Prefeitura do Rio.

Para se cadastrarem no APP, os mototaxistas passaram por um processo para garantir a própria segurança e a dos passageiros. Foram aprovados os profissionais maiores de 21 anos e com dois anos de experiência com a carteira de habilitação na categoria A (motocicletas).

Também foram obrigatórias a apresentação de certidões negativas criminais e a contratação de seguro para acidentes pessoais de passageiros. As motocicletas precisam estar em boas condições, ter cortador de linha de pipa acoplado, apoio lateral e traseiro para o passageiro. O condutor precisa vestir um colete especial refletivo e, além de usar capacete, oferecer um capacete para o passageiro.

A Prefeitura do Rio tem por objetivo melhorar a prestação do serviço e qualificar os mototaxistas. Será oferecido um curso de especialização, regulamentado pelo Contran. Os condutores também receberão apoio do município para colocar placas vermelhas nas motocicletas.

– O Moto.Rio é um programa de valorização e reconhecimento da categoria de mototaxista. É muito mais do que um aplicativo. Por meio dele, os mototaxistas da cidade poderão se regularizar completamente. A Prefeitura vai financiar os cursos previstos no Contran e apoiá-los até que eles tenham a placa vermelha, cumprindo rigorosamente os requisitos da legislação federal. Os 500 mototaxistas já aprovados no Moto.Rio terão um ano para essa regularização. Assim, os passageiros terão muito mais segurança e transparência para usar o serviço – disse o secretário da Casa Civil, Eduardo Cavaliere.

Mototaxista na área da Barra da Tijuca há 12 anos, Tarcísio Rocha comemorou o início do funcionamento do Moto.Rio na cidade. E destacou a importância da regulamentação da profissão, além do APP para a sua vida.

– Esse aplicativo é muito importante. Era uma luta nossa porque buscávamos o reconhecimento da profissão de mototaxista. É uma conquista muito grande, nosso alvará também está saindo. É um reconhecimento da Prefeitura do Rio, e a classe só tem a agradecer. O Moto.Rio vai ajudar muito o nosso trabalho.

O Moto.Rio foi desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (IplanRio), vinculada à Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade (SMTDI), em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). O aplicativo funciona de forma semelhante ao Taxi.Rio, com opção do passageiro escolher percentuais do valor total da corrida.

– Hoje é um dia muito especial em que a categoria de mototaxista vira mais um modal de transporte na cidade do Rio. A secretaria está à disposição para entender as demandas de vocês. Queremos que a categoria cresça, tenha muita representatividade – disse a secretária de Transportes, Maína Celidonio.