Informação da operação dos ônibus

• Informação da operação dos ônibus
Publicado em 03/02/2022 - 12:24  |  Atualizado em 31/07/2023 - 17:23

Painéis de acompanhamento da operação dos ônibus

(Para melhor visualização dos painéis é aconselhável acessar por navegador de computador)

Aqui você pode acompanhar as principais informações da operação dos ônibus.

Os painéis são interativos e você pode aplicar os filtros disponíveis como a data e linha desejada.

Passe o mouse em algumas linhas e números para verificar mais informações. Também é possível ampliar e colocar em tela cheia o painel que desejar.

As informações são atualizadas assim que os dados estão disponíveis para SMTR, em tempo real.

Estão disponíveis as seguintes informações:

• Situação das estações do BRT
  • Dados de operação dos veículos dos ônibus regulares
  • Informações de passageiros transportados e gratuidades
  • Dados financeiros dos consórcios

Dados Abertos – DATA.RIO

Caso deseje criar suas próprias visualizações e comparações, fique a vontade com os dados brutos no link abaixo.

Quantidade de veículos operando nas linhas regulares de ônibus

Aqui você consegue filtrar por linha e dia a quantidade de ônibus operando na linha. É possível, também verificar a totalidade por consórcio de veículos operando.

Esse painel ainda está em testes e ajustes.

Obs: Somente veículos que estão comunicando via GPS. Há falhas nessa comunicação e os números poderão ser menores em relação ao que está disponível na rua.

Multas aplicadas

Nesse painel você consegue verificar a quantidade de multas aplicadas nos operadores de transporte ao longo do tempo, bem como a situação da multa (Paga, em aberto, vencida, em recurso, cancelada).

Evolução da quantidade de passageiros transportados no sistema de ônibus

O painel abaixo demonstra a evolução de passageiros transportados. A comparação pode ser realizada por mês de cada ano.

Dicas para ler esse painel corretamente: Os balões mostram a variação de um período em relação ao anterior.

Também é possível realizar as comparações selecionando a linha desejada.

Quantidade de passageiros com gratuidades nos ônibus

Nesse painel é possível verificar a quantidade e proporção de viagens realizadas com cartões de gratuidades. É possível observar a quantidade por tipo da gratuidades, são elas:

• Especial
  • Estudante Municipal
  • Estudante Estadual
  • Estudante Federal
  • Idoso
  • Passe livre universitário
  • Rodoviários

Mais informações sobre a operação do ônibus

Nesse painel, mais analítico, é possível ter as informações variadas da operação por consórcio e linha, acumulados por mês.

Dica para ler esse painel corretamente: Selecione na parte superior qual informação deseja e aplique o filtro do ano e linha.

Balancete dos consórcios de ônibus

Nesse painel é possível ver todos os dados informados dos consórcios para a SMTR dos balancetes desde o início do contrato.

Obs: As informações são brutas e não foram auditadas.

A Secretaria Municipal de Transportes é o órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável por promover a melhoria da qualidade dos transportes públicos de passageiros, visando mais segurança e conforto para a população. A SMTR regulamenta os seguintes modais de transporte: ônibus convencionais e especiais; táxis; vans do Sistema de Transporte Público Local (STPL) e do Transporte Especial Complementar (TEC); Serviço de Transporte de Passageiro Complementar Comunitário (STPC), conhecido como “cabritinho”; transporte escolar; e fretamento de passageiros.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:

Rua Ulysses Guimaraes, 16 – 3o. andar – Estácio.
    Cep: 20211-225

POSTOS DE ATENDIMENTO DA SMTR: Clique aqui

OUVIDORIA:
    Estácio
    Rua Dom Marcos Barbosa, nº2, Loja 1, Estácio.
    CEP: 20211-178
    Horário de atendimento: 09h às 16h
    Atendimento de LAI

(contato exclusivo para a imprensa)
    E-mail: smtrcomunicacao@gmail.com

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS ( LGPD )
    Encarregados de dados

E-mail: lgpd.smtr@rio.rj.gov.br

Titulares
    Marcia Cristina de Castro Marques
    Leone Barreto de Abreu

Suplentes
    Anderson Almeida da Silva
    Jocidene Valério Dias Junior

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio